Translate

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Preparem-se Que Eles Estão Chegando!

Resultado de imagem para navios de cruzeiro no porto do Rio de Janeiro
Temporada Brasileira - agito garantido
Salve, salve rapazeada! Calorosas saudações a todos navegadores de plantão que muito me honram com sua visita. Pois é gente, estou de volta! Peço desculpas pelo abandono, mas se serve de consolo, resisti a tentação e não tirei o blog do ar. Mais do que isso, como uma verdadeira Fênix renascendo das cinzas, o blog e o projeto 305 Dias seguem vivos. E bem vivos, estou revitalizado, cheio de energia e com muita disposição para dar um up e tocar o projeto para frente. Aos interessados em saber mais basta mandar alguma mensagem para mim aqui mesmo pelo blog ou através do email loucopoeta@hotmail.com
Depois de breve divagação escolhi como assunto em pauta para a  reinauguração do blog a temporada brasileira de cruzeiros. Aqui em águas tupiniquins a diversão é sempre garantida, a capacidade dos brasileiros de fazer a festa e se divertir realmente dá de goleada nos passageiros europeus.
As cias que darão as caras por aqui já são velhas conhecidas da nossa galera - Costa, MSC e Pullmantur.
A cia italiana Costa (que na verdade agora é americana, uma vez que foi comprada pela grupo Carnival, o maior do segmento diga-se de passagem) traz para essa temporada o Costa Favolosa e o Costa Fascinosa, ambos com capacidade para 3.800 passageiros. A cia italiana MSC (que continua italiana já que não foi comprada por ninguém) vem com 3 navios, MSC Musica, MSC Magnifica (ambos com capacidade para 3.223 passageiros) e MSC Preziosa, um dos maiores atualmente com capacidade para 4.345 passageiros. A espanhola Pullmantur (agora americana, já que pertence ao grupo Royal Caribean)  volta com seu Sovereing, o menor entre os que estarão por aqui, porém com capacidade para 2.733 passageiros. Para atender toda essa gente esses navios trazem junto nada mais nada menos que 6.507 tripulantes de 50 nacionalidades diferentes, no entanto, por força de lei 25% desse efetivo, obrigatoriamente terá que ser preenchido por crew members brazucas, ou seja, 1.627 postos de trabalhos ganhando em doletas, as verdinhas que custam por volta de R$ 3,15 pela cotação do dia de hoje. Fica a dica, se o mercado de trabalho brasileiro atravessa uma crise, essa é sempre uma oportunidade a se considerar,  digo por experiência que se por um lado não é tarefa das mais fáceis, por outro tem lá as suas compensações.
A temporada começará em novembro e até abril de 2018, 400 mil passageiros deverão embarcar em 121 roteiros que vão de Santos ao Recife, do Rio de Janeiro a Buenos Aires com uma grande novidade novidade no meio do caminho, devido a inclusão de Balneário Camboriú, que já havia recebido escalas-teste e estreia com 20 paradas. Haverá até a opção de pacotes com entradas inclusas para o parque Beto Carrero World. A expectatitva de Marco Ferraz, presidente da Clia Abremar, a associação brasileira do setor é que depois da queda dos últimos anos (mas que mesmo assim teve números bem interessantes) haja uma recuperação alcançando 16 navios em águas brasileiras após 2.020. Para isso a entidade tem se reunido com práticos e autoridades portuárias, além das autoridades competentes da área de turismo na tentativa de buscar soluções que reduzam custos e tragam melhorias nas infraestrutura dos portos e arredores. 
Na minha humilde opinião um dos fatores de sucesso das temporadas brasileiras se deve ao fato das cias terem acertado a mão ao oferecerem os mini cruzeiros por aqui. Desta forma conseguiram reduzir o valor do cruzeiro para o passageiro (comparativamente ao de 7 dias) e com uma duração menor ficou aquele gostinho de quero mais, caindo de vez no gosto do público brasileiro.
Por hora era isso navegadores, o post já está meio longo e sabemos que outra característica da nossa brava gente é não curtir uma leitura, ainda que seja boa e de qualidade (já que nem gava o Zeca gava né?). Em outra ocasião volto relatando alguns dos fatos inusitados e engraçados que acontecem a bordo durante a temporada brasileira, coisas que só a nossa galera é capaz, você nem faz ideia.
Boas vibrações à todos e uma ótima semana. Curta, comente e compartilhe a vontade sem moderação. Para aqueles que ainda não deram seu "like" lá no face, faça a mão aí por favor - Curte aí! Valeu, fui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário