Translate

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

A Primeira da Série...


Saudações nobres visitantes!
Hoje, finalmente estarei colocando a primeira entrevista da série que pretendo pôr aqui. Para mim isto é de supra importância. Como já disse é preciso dar voz aqueles que estão ou estiveram lá dentro. São eles os personagens principais, os verdadeiros guerreiros que travam as batalhas mais duras a bordo. São eles que enfrentam de peito aberto todas as adversidades do ramo. Ninguém melhor do que eles para saber e poder falar do que é o trabalho a bordo de navios de cruzeiros.
Uma colocação importante que preciso fazer é o fato de ter dado a opção aqueles que se prontificaram a responder as perguntas que elaborei de não se identificarem. Alguns ainda estão a bordo e receiam que alguma coisa que diga possa vir a prejudicá-los, outros simplesmente manifestam interesse nesta opção e seu desejo devem ser respeitado.
Uma ultima observação se faz necessária. As respostas serão colocadas aqui sem censura nenhuma e são de inteira responsabilidade dos que as responderam. Quanto ao teor das respostas não compete a mim nenhum tipo de julgamento e tão pouco estarei manifestando a minha opinião, como também, obviamente, não quer dizer que eu concorde ou não com o que foi respondido. A proposta é abrir o espaço e a avaliação do que for colocado compete unicamente a cada um que fizer a leitura. Bem, mas chega de explicações e vamos lá.

Luciano,
Segue abaixo questionario completo:

Antes de responder esse questionario, farei um breve resumo.
Fiz na MSC 2 sofridos embarques, na verdade nao considero contrato pois nao o finalizei.
O primeiro foi ruim o segundo foi pessimo !!!
Mas no primeiro conheci meu futuro amor e marido,cozinheiro Italiano, que trabalhava ao meu lado no buffet,fizemos o segundo embarque juntos ja casados.
Somos casados desde 2010 e hoje moramos de novo no Brasil.


1- Qual o seu nome, sua idade e seu estado civil? Você tem filhos? Quantos?
 Nao gostaria de me identificar.
idade : 41 anos 
casada
Ainda nao temos filhos

2- Com quem você mora e em que cidade/estado?
Hoje moro com minha mae novamente no Rio de Janeiro.
Eu e meu marido, moravamos na Italia e com a crise viemos pro Brasil.

3- Qual a sua profissão? Você trabalhava com o que antes de embarcar?
  Sou formada em Admistracao de Empresas, e antes do navio trabalhava na parte administrativa.

4- Você lembra quando foi a primeira vez que pensou sobre a ideia de ser tripulante?
 A primeira vez que pensei em ser tripulante (2008) foi qdo estava desempregada e nada mudava na minha vida. E tambem eu havia feito curso de comissaria de bordo na adolescencia mas como tive a perda de meu pai na epoca do curso, eu nao passei na prova. Ai 
pensei :" como nao foi pelo ar foi, tem que ser pelo mar".
  Ate lembro um fato ocorrido marcante nesse periodo, uma cartomante veio aqui e jogou para mim, ela disse q em breve eu ia viajar muito e eu falei : Como assim se nao tenho 1 centavo???...rs

5- E quando foi que você decidiu, de fato, se tornar tripulante e por quê? Qual foi a reação dos seus familiares e amigos quando souberam disso?
 Decidi ir quando minha mae me emprestou dinheiro alto cerca de R$ 2mil, pra pagar as taxas ,exames, curso,passaporte, gastos com coisas que precisavam na epoca, etc ,Meus familiares me apoiaram e meu amigos tambem.

6- Antes de você embarcar, procurou informar-se sobre o serviço e suas peculiaridades (cias, agências de recrutamento, custos, dificuldades, etc)?
 Sim, procurei infromacoes com ajuda de uma amiga que ja tinha alguns embarques ,sobre agencias e curso do STCW registrado pelo Ministerio da Marinha.

7-Você teve algum conhecimento ou recebeu alguma informação sobre casos que envolviam a morte de tripulantes a bordo, de assédio sexual, de assédio moral, problemas de saúde enfrentados por tripulantes ou qualquer outro grave acontecimento, seja de qual natureza fosse, envolvendo tripulantes? Se sim, quem informou e qual foi a sua reação?
 Naquela época (2008) nao tinha acidentes ou nao era divulgado os acidentes com tripulantes.

8- Como foi o processo seletivo que você participou? Que agência conduziu o processo? O que você achou dessa etapa e qual sua avaliação sobre a agência condutora de todo o processo?
 Meu processo seletivo foi traquilo, fiz o curso STCW e mandei curriculum para agencia . Embarquei pela mesma agencia nos 2 contratos pela msc.A agencia passa quase todas as informacoes, menos dizer que vc tera que limpar o buffet quando acaba seu servico.

9- Quais foram as suas despesas nesta fase?
 Tive diversos gastos como passaporte, STCW, taxa da agencia, exames, despesas extras pessoais que envolvem um embarque.

10- Houve alguma dificuldade enfrentada por você durante esta etapa? Qual? Como você a superou?
 Nao tive dificuldade pois minha mae me emprestou o dinheiro.

11- Quantos contratos você fez? Por quais companhias, em quais posições e qual foi o tempo de cada contrato? Algum deles você não cumpriu até o final? Por quê?
 Nao considero que tenha feito 2 contratos porem tive 2 embarques de 5 meses , no que na verdade  teriam que ser 9 meses.
MSC MUSICA 24 -DEZ 2009 A MAIO 2009
MSC OPERA 23-NOV 2010 A MAIO 2011

12- No seu primeiro contrato, qual era a sua maior expectativa? Ela foi correspondida? Por quê?
No meu primeiro contrato eu tinha algumas coisas em mente de realizar com o dinheiro e foi conforme eu planejava.

13- Qual foi a maior dificuldade enfrentada por você a bordo e como você fez para supera-la?
 A minha maior dificuldade a bordo foi por problema de resistencia fisica mesmo, entrei pesando  60 kilos la dentro quase morri com a anemia e cheguei a pesar 48 kilos, que foi quando eu pedi pra  desembarcar pois disse que meu contrato havia terminado e eles acreditaram sem verificar minha data, pois a minha agencia havia dito que eu poderia fazer 6 meses.

14- Que diferença você observou entre as formas de relacionamento das outras nacionalidades de tripulantes a bordo, entre eles e entre eles e os brasileiros? E entre os brasileiros uns com os outros e com as outras nacionalidades?
 Existe sim, uma rivalidade com os brasileiros a bordo , acredito que pelo fato do Brasileiro ser " vivido".
Eu mesma sofri alguns preconceitos por namorar Italiano no navio pois eles sao ARROGANTES e abusados com os brasileiros.
As meninas me olhavam meio que de lado, pois achavam que eu tinha "previlegios" por ser casada com Italiano.

15- Qual a sua avaliação sobre as acomodações oferecidas para os tripulantes?
 As acomodacoes sao boas, vc so as ve nos seus momentos de dormir...rs

16- O que você achou da comida que era oferecida para os tripulantes e da estrutura do restaurante (crew mess) para os tripulantes?
 A comida era para ser melhor se eles colocassem uns cozinheiros melhores. O que desce do Buffet para o crew mess, geralmente vem modificado pois muda o sabor depois de algumas horas. 

17- Em relação a estrutura em geral, oferecida aos tripulantes, qual sua opinião?
 A estrutura na MSC para os funcionarios nao é uma das melhores. Outras Cias tem melhores condiçoes.

18- Como costumava ser a sua rotina a bordo, incluindo as horas de folga?
 Nas horas de break ou eu ia pra rua ou dormia.

19- Qual foi a pior coisa/situação a bordo pela qual você passou e ou encontrou?
 Fora as implicancias do maitre no 2 embarque , a anemia que tive nos 2 embarques me derrubaram, mas a minha sorte que eu sai a salva, pois nao chegou minha hora, mas quase chega.

20- O que você considera de mais negativo inerente a sua atividade/função a bordo?
 O peso que carregava no buffet, cerca de 10 kilos cada pirofila com arroz.

21- Qual era a sua diversão a bordo?
 A minha diversao era estar com meu namorado no primeiro embarque e no segundo meu marido.rs O MESMO.

22- Como era o relacionamento dos chefes do seu setor e os demais no geral com os tripulantes?
 Relacionamento no primeiro embarque foi maravilhoso, tivemos um maitre maravilhoso e um chefe do buffet muito bonzinho tambem .
No segundo embarque foi ao contrario, implicante , tudo de ruim...

23- Como era o relacionamento dos passageiros com os tripulantes?
 Foi tranquilo, nao tive nenhum problema com os passageiros.

24- Em geral, você considera que os passageiros saiam satisfeitos ao final de cada cruzeiro? Por quê?
 Alguns sim, outros nao.

25- Qual era a maior queixa dos passageiros? Dos chefes? Dos outros tripulantes que você costumava ouvir a bordo? E qual era a sua?
 A maior queixa era que os passageiros queriam um buffet aberto 24 hs, nao queriam pagar pro Room service.

26- Havia algum gasto que você tinha a bordo? Quais?
 Tive gastos a bordo com agua que era "obrigada" a comprar no crew mess, por causa do peso da caixa de agua e os DESCONTOS QUE EXISTEM SIM A BORDO PRA VC ESTAR NA CABINE E COMER.

27- Financeiramente, a experiência correspondeu as suas expectativas? Por quê?
 Na Epoca (2008) sim, hoje em dia nao sei.

28- Emocionalmente, a experiência correspondeu as suas expectativas? Por quê?
 Sim,emocionalmente a experiencia foi Otima, pois a MSC me presentiou o amor de minha vida, hoje estamos casados a 3 anos.

29- Qual foi o ponto mais positivo da sua experiência como tripulante? E qual foi o mais negativo?
Ponto positivo , me superei com a fadiga fisica e psicologica.Ponto negativo,a anemia que tive que quase entro pra lista dos que nao voltaram mais.

30- Qual foi a sua avaliação final ao fim do contrato, valeu ou não a pena? Por quê?
 Valeu por eu ter conhecido meu marido a bordo e viajado por lugares que nunca imaginaria ir.

31- O que você diria para aquele que está tentando o seu primeiro contrato ou que já está apenas aguardando o embarque já com a data definida?
 Eu diria para ele ir pois so indo que saberemos como foi ou sera!!!

32- Há algo mais que você gostaria de colocar?
Gostaria de deixar claro que minha opiniao e pessoal e que nao sei como estao as coisas hoje mas na epoca era como eu citei , por exemplo no item 26.

33- O que você acha da ideia de alguém escrever um livro contando a experiência pessoal de ser um tripulante e qual sua opinião sobre este questionário que acabou de preencher?
A ideia do livro eu tive em 2008 e ate falava, poxa vou citar seu nome no meu livro para algumas amigas, por fatos e acontecimentos engracados ocorridos, mas nao escrevi o livro que gostaria sobre meus sofridos embarques.
Adorei o questionario, é bem completo na minha opiniao.


Prefiro nao ser identificada.
Obrigada
bjs
Sucesso!!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário